#novo# Não, o impossível é apenas uma opinião!
- Valéria Trindade
- 2 de out. de 2018
- 3 min de leitura
Na manhã de 28/09/18 assisti um vídeo compartilhado por minha prima pelo whatsapp que me inspirou a escrever este post.
O vídeo é da Ana Paula de Vasconcelos, mais conhecida por Ana Paula Padrão jornalista, repórter, editora e empresaria brasileira e ela nos conta como foi sua caminhada profissional e pessoal até os dias de hoje e os vários NÃOS que recebeu. Dentre varias passagens interessantes me chamou atenção a frase de Ana Paula Padrão que encerra o vídeo “Impossível é apenas uma opinião”.
Durante minha infância escutei frases do meu Pai do tipo “isto não era para mim e sim coisa para homem”, “que era menina frágil”, “que nunca iria conseguir”, “que era para desistir disto ou daquilo” dentre outras. Para mim hoje tem sentido de proteção, medo, preconceito e principalmente pelos exemplos de valores vividos por ele na infância com uma criação enérgica e repressiva.
No mundo corporativo também vivenciei situações parecidas durante minha busca de desenvolvimento e crescimento profissional. Transbordava em vontade de explorar o mundo de oportunidades que passavam à minha frente e queria agarrá-las com unhas e dentes. Escutei frases do tipo “você é mulher”, “você é muito jovem”, “você não da conta”, “isto não é para você”, “desista que é melhor”, “para ser promovida tem que ser do sexo masculino”, dentre outras.
Diante disto ao invés de cair em depressão e me tornar vitima da sociedade, da vida e das pessoas transformei isto em força e desafio e que oportunidades estão aí para serem vivenciadas e que não seria uma opinião que me faria desistir. Não foi fácil e ninguém disse que seria!
Quanto aos NÃOS do meu Pai, que hoje não mais esta entre nós, recentemente fechei este ciclo. Com muito estudo, auto conhecimento e desenvolvimento entendi que estes valores eram do meu Pai e não meus. E não julgo como certo ou errado. Precisava mudar minha relação com estes valores e criar meus próprios valores. Estes valores que eram do meu Pai justificavam alguns comportamentos e reações minhas diante das adversidades da vida. O perfeccionismo exagerado por medo de errar e não ser aceita e amada, esforços exacerbados para conhecer tudo, ser sempre a melhor em tudo e isto me levava a estresse e frustrações constantes se algo não saísse conforme eu queria.
Quanto aos NÃOS profissionais até hoje acontecem e continuarão a acontecer, o que mudou foi minha maneira de encará-los, os sentimentos que causam em mim e como lidar, vivenciá-los de forma consciente.
Com o despertar consciente, muito estudo e auto conhecimento adquiri autoridade no que me proponho a fazer, sempre faço o melhor, agora sem exageros, entendi as diferenças de opiniões, dificuldades, comportamentos e reações que por vezes eram julgados por mim como inadequados. Cada um tem seu tempo, seus valores, sua missão, passamos pelo aprendizado continuo em busca do crescimento pessoal e principalmente o que faz sentido para mim nem sempre faz sentido ao outro. O obvio nem sempre é obvio. Respeito as diferenças e sem sofrimento.
Isto é Fato! “O impossível é apenas uma opinião”
Os NÃOS fazem parte do caminho até nosso propósito de vida que realmente faz sentido. Eles tem papeis como “agora não é a hora, prepare-se um pouco mais”, e/ou “este pode não ser o melhor caminho e há outros a serem explorados” dentre outros.
O mais importante no processo do despertar consciente é lapidar e aprimorar rumo ao desenvolvimento, sermos melhores em nossas competências que já existem, ou que são desconhecidas. Gerar valor e em consequência disto recebermos nossa parcela em troca do que entregamos as pessoas e ao mundo.
A opinião e julgamento dos outros a nosso respeito sempre nos acompanhará porque vivemos em sociedade, ninguém vive sozinho. A opinião de outra pessoa com relação a você trata-se do julgamento dela a seu respeito e não o que você realmente é. A forma de lidar com isto é fundamental, separando e identificando o que é opinião e em nada mudará o resultado considerando nosso propósito e o que realmente merece atenção e avaliação criteriosa agregando valor a nossa vida.
Pela minha vivencia e experiências que hoje me dedico também a ajudar pessoas e empresas a melhorar, destravando potenciais, desenvolvendo competências e gerando valor através do auto conhecimento, desenvolvimento para vivenciarem melhor os obstáculos que continuarão a acontecer como aprendizado e pratica do que buscamos como ser humano dentro da nossa missão e propósito de vida.
Qual sua opinião e experiência sobre este assunto?
Quer saber mais sobre auto conhecimento e desenvolvimento, vamos conversar.
Vale a pena ver o vídeo da Ana Paula Padrão, segue link https://youtu.be/MrRc2V_AvB0

Comments