top of page

#novo# Planejamento - Sucesso x Fracasso!

Quando pensamos em expandir os negócios (crescimento) ou mesmo abrir um novo negócio, automaticamente nosso cérebro processa...muito arriscado, tenho medo de errar, não tenho dinheiro suficiente para investir, isto levará muito tempo, muito trabalho, muitas despesas, e se tudo der errado?, será lucrativo? e etc...Todos nós passamos por isto e estes pensamentos geralmente vem acompanhados de frio na barriga, ansiedade e principalmente medo de arriscar. Com o Planejamento certo conseguimos nos preparar para enfrentarmos estes “vilões” que acabam nos impedindo de crescer e alcançarmos o sucesso que tanto desejamos.

Planejar é decidir com antecedência o que fazer, como fazê-lo, e quem deve fazê-lo. Quando há planejamento fica claro onde estamos e para onde queremos ir https://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento

Muitas pessoas até hoje consideram que planejar é perda de tempo, não traz vivencia, muita teoria e burocracia excessiva, atrasando decisões do negócio, além de dar muito trabalho, ou seja, o planejamento é um Vilão dos negócios.

Já para uma parcela, ainda pequena, de empreendedores e empresários o planejamento é o Mocinho, fazendo parte da preparação, ajudam a trilhar várias opções de caminhos possíveis para onde queremos ir, como iremos, quando iremos, com quem iremos e principalmente no caso de obstáculos e percalços podemos ter um plano B, C e até D com estratégias bem definidas para passarmos pelo caminho escolhido com respostas e reações mais rápidas.

...e não é só isto...

Uma pesquisa publicada pelo SEBRAE SP traz dentre outras informações a causa mortis do sucesso e do fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida. Porque as empresas fecham neste período: * Planejamento Prévio; * Gestão Empresarial; e * Comportamento do Empreendedor.

Planejamento Prévio - A maioria dos empreendedores chega ao mercado com falta de informação sobre o mercado de atuação, sem planejamento de itens básicos antes de abrir o negócio. 46% não sabiam o numero de clientes tão pouco os hábitos de consumo destes clientes; 39% não sabiam o capital de giro necessário para abrir o negocio; 38% não sabiam o numero de concorrentes que teriam.

Gestão Empresarial – As empresas que costumam, com frequência, aperfeiçoar produtos e serviços, estar atualizada com respeito às tecnologias do setor, inovar em processos e procedimentos e investir em capacitação, tendem a sobreviver mais no mercado. A experiência prévia ou conhecimentos no ramo influenciam a permanência das empresas no mercado. A estratégia da diferenciação mostrou-se mais vantajosa para a permanência das empresas no mercado do que a estratégia de custos. 72% das empresas em atividade possuem experiência ou conhecimento no ramo dos negócios da empresa.

Comportamento do Empreendedor - Se antecipar aos fatos, buscar intensamente informações e persistir nos objetivos. Importante ter um plano de ações para atingir as metas e os objetivos e saber aonde quer chegar. O contato com outras empresas, bancos, entidades e o Governo aumenta as chances de sobrevivência das empresas.


De forma resumida a pesquisa aponta que, os que fecharam empresas consideram o planejamento prévio como fator mais importante para a sobrevivência da empresa. Os que estão em atividade apontam o planejamento prévio combinado à gestão após a abertura do negócio como fator de sucesso. Para acessar na integra a pesquisa segue link:


A maioria dos empreendedores tem a ilusão de que um sonho + força de vontade + um pouco de dinheiro são suficientes para girar um negócio e ter sucesso. Não há duvida de que estes fatores são importantes, mas não suficientes para tanto considerando cenários de crise econômica e política, mercados com clientes cada vez mais exigentes e bem informados, muita concorrência, rapidez de atualizações e novas tecnologias, fácil acesso a informação. Ainda temos a ansiedade junto a frustrações do mundo corporativo.

...para o sucesso, temos que ter...

Conhecimento no Ramo de Atuação, Planejamento Estratégico, Planos de Ação Flexíveis, Produtos e Serviços de Qualidade e Diferenciados, Excelência em Atendimento a Clientes, Desenvolvimento de bons Fornecedores, Inovação e Adaptação constantes às mudanças de mercado, Políticas de contenção de desperdícios e controle da capacidade ociosa, Capital para Investimento no Negócio, Marketing Inteligente e de conexão, Controles Financeiros e Operacionais e principalmente que a Relação entre empresa e cliente seja Ganha-Ganha e que gere valor a ambos.

...ainda assim corremos risco...

Nem mesmo com todo planejamento e cuidados necessários ainda corremos risco de errarmos e/ou sermos surpreendidos, já que não temos como prever o futuro, mas o Planejamento é a única solução para chegarmos mais preparados às adversidades do dia a dia, com tempo de resposta e reação menores e melhores. O “Achismo” e “Amadorismo” nos negócios perde força e espaço!

...vamos planejar e nos posicionar para o sucesso!
ree

Commentaires


bottom of page